10 Gems que podem Facilitar sua Vida

E aí pessoal beleza? Meu nome é Cristi Allan, sou novo na equipe do OneBitCode e este é meu primeiro post no blog.

Hoje irei dar continuidade à famosa série de posts trazendo mais Gems que podem salvar sua vida e que você precisa conhecer! 🙂

 

1- Enumerate_it

Documentação oficial | Estrelas no Github → 206

Enumerate it é uma gem fantástica e facilita muito o trabalho com enums dentro do Rails, trazendo muitos métodos que podem agilizar seu processo de desenvolvimento e diminuindo sua dor de cabeça ao trabalhar.

A gem possui uma documentação muito completa e foi criada por nosso amigo Lucas Caton, que já participou do OneBitTalk #7 😀

 

2- Administrate

Documentação oficial | Estrelas no Github →3560

Acredito que todos que trabalham com ruby conhecem a Thoughtbot, que é uma grande empresa no mundo Ruby on Rails e que possui diversas gems úteis, a gem Administrate que é um CMS que te permite adicionar um sistema administrativo no seu site de maneira muito simples é um caso curioso, pois após ser criada, passou bastante tempo abandonada e voltou a ter atualizações frequentes há alguns meses e pelo número de estrelas no Github, está sendo adotada rapidamente pela comunidade.

Possui fácil implementação e com um layout leve e agradável, vale a pena conferir caso sua aplicação seja pequena ou média.

3- Friendly_id

Documentação oficial | Estrelas no Github →4708

Friendly_id é uma gem muito popular com uma funcionalidade que pode te poupar de bastante trabalho repetitivo. 🙂

Seu intuito é tornar as rotas de seu app mais profissionais com a utilização de slugs, evitando urls mostrando IDs vindos do banco de dados.

A implementação é muito simples e suas rotas ficarão top! 🙂

 

4- Ransack

Documentação oficial | Estrelas no Github →3533

Ransack é uma gem que facilita a criação de formulários de busca no seu site, e por sua comunicação ser feita usando o Active Record, ela é compatível com outros databases além do PostgreSQL, como o MySQL que também é muito usado.

Ela possui duas formas de implementação (simples ou avançada) e vai depender da sua regra de negócio a melhor opção pra você!

 

5- Parallel_tests

Documentação oficial | Estrelas no Github →2111

O Parallel_tests é uma gem muito interessante, ela te permite rodar seus testes criando o que seria como uma nova Thread com um novo database de test, onde o processamento se divide e seus testes rodam mais rápido.

Exemplo: imagine que seu app tem 200 testes e pra rodar todos demoraria 50 segundos, usando o parallel_tests divide-se o processamento e metade dos testes vai para cada database, dessa forma cai pela metade o tempo de espera, vale muito a pena conferir. 🙂

 

6- Pundit

Documentação oficial | Estrelas no Github →5422

O Pundit é uma gem para autorização, uma alternativa ao cancancan, e também é bem popular na comunidade. Sua usabilidade é diferente ao cancancan portanto caso queira testar, fique atento à documentação.

Ps: já usei a gem em um projeto e não tive problemas, foi uma experiência bem tranquila e funcionou corretamente.

 

7- Roo

Documentação oficial | Estrelas no Github →1711

Roo é uma gem sensacional para manipulação de planilhas, não é uma gem simples e precisa ser bem estudada para usá-la corretamente, porém sabemos que cada projeto tem suas demandas, caso se deparar com a necessidade de manipular planilhas, lembre-se desse cara.

Ps: a gem é compatível não somente com o Excel, mas também com o LibreOffice, OpenOffice e outras.

 

8 – Letter Opener

Documentação oficial | Estrelas no Github →2654

A letter_opener é uma gem muito conhecida, que tem a finalidade de ajudá-lo na pré visualização dos emails de sua aplicação em development, de forma simples, todos seus emails serão “enviados” para uma nova aba no seu browser.

Sua instalação é fácil e seus benefícios são ótimos, é uma boa alternativa ao mailcatcher caso seus mailers sejam simples.

9- Money Rails

Documentação oficial | Estrelas no Github →1037

Essa é uma gem que traz solução para algo que sempre é muito chato para nós desenvolvedores, que é trabalhar com valores monetários dentro do rails.

Esse cara facilitará demais sua vida, já que sua implementação é extremamente simples, vale muito a pena testá-lo, tenho certeza que será sempre uma das primeiras gems dos seus projetos. 🙂

 

10- ROR Ecommerce

Documentação oficial | Estrelas no Github →1135

Quem nunca precisou fazer um “ecommercezinho” e teve que fazer do zero por ser simples e não envolver tanta complexidade? A gem ror_ecommerce é perfeita pra criar a base necessária pra um e-commerce e como sua própria descrição diz, é perfeito para seu pequeno negócio! 🙂

Uma observação legal, é que essa gem está viva a mais de 7 anos e continua recebendo atualizações constantes, o que é um ótimo sinal, então, pra que desenvolver do zero o que uma gem pode fazer por você? Caso tenha interesse, dá uma olhada na Demo aqui → https://ror-e.herokuapp.com/ 😀

Conclusão

Minha intenção nesse post foi trazer gems com funcionalidades mais variadas o possível, caso tenha sugestões de outras gems interessantes, comenta aí embaixo. \o/

Veja também o guia anterior de Gems: 11 Gems para fazer o seu projeto brilhar!

Gostou desse post? Me adiciona no Facebook e também no LinkedIn.

Muito obrigado, grande abraço!

Cristi Allan Mendonça

 

Leonardo Scorza

E aí galera, beleza? Trouxemos o Cristi para a equipe para poder trazer ainda mais conteúdos para vocês no OneBitCode, então se liga que logo teremos ainda mais coisas legais rolando por aqui.

Não deixa de se inscrever na nossa newsletter aí do lado para ser avisado(a) sobre os próximos conteúdos, grande abraço.

Valeu \o/

outubro 2, 2017

4 responses on "10 Gems que podem Facilitar sua Vida"

  1. Muito bom post. Gostaria de saber se você poderia falar mais em profundidade sobre o ecommerce, vi que você falou do spree e do ROR ecommerce. Poderia dar mais informaçoes?? Sobre como integrar o pagamento nessas gems ou que servidor você recomenda para um ecommerce?

    Muito obrigado!

    Sucesso!!

  2. E ai Bruno, beleza?
    Temos um post sobre o Spree no blog (http://onebitcode.com/criando-um-e-commerce-com-spree/) e logo teremos uma pequena série sobre ele com mais informações 🙂

    Sobre servidores, eu gosto bastante da Digital Ocean.

    Grande abraço

  3. Fico no aguardo e ansioso por mais posts sobre o assunto! Vcs estao ajudando muito!

    Abraço!

Deixe uma resposta

Feito com s2 por OneBitCode
%d blogueiros gostam disto: