Os 10 melhores conteúdos de 2016!

top-10

O One Bit Code está há apenas alguns meses no ar, mas felizmente já está fazendo a diferença na vida de muitos programadores e estudantes da área.

Nestes poucos meses tivemos 23 posts que ajudaram muitas pessoas e hoje vamos rever os 10 conteúdos mais visitados e queridos dos leitores deste blog. 😀

Então vamos para o TOP 10 do One Bit Code!

1º – CRIANDO UM SISTEMA ADMINISTRATIVO COM RAILS ADMIN EM 25 MINUTOS!

rails-admin2

Nesse tutorial, nós criamos um sistema administrativo completo usando Rails Admin em 25 minutos! 🙂
A ideia é que depois de fazer o tutorial você seja capaz de criar um sistema administrativo completo (com autenticação) para qualquer tipo de negócio.
Como exemplo, criamos um  sistema para administrar o Aluguel de veículos aonde é possível cadastrar os carros da frota, os clientes, os aluguéis e também registrar possíveis “sinistros” que tenham ocorrido durante o aluguel do carro.
O Rails Admin é uma Gem que cria uma interface para você gerenciar seus dados. Para uma explicação mais aprofundada dê uma olhada na página da Gem no GitHub, clicando aqui!
2º – 12 GEMS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER!

12-gems-rails

Este foi o primeiro post do blog \o/
Nele, eu fiz uma pequena lista de Gems que não são tão utilizadas e que podem enriquecer seu projeto e te economizar um bom tempo. Vale a pena ler novamente!

3º – BEM VINDO AO MUNDO DO PROGRAMADOR FREELANCER / REMOTO

Programador freelancer remoto

Provavelmente o futuro do trabalho seja que a maior parte dos cargos se tornem remotos. Isso porque a necessidade de estar perto está começando a perder a corrida para o preço de se estar perto (seja em tempo ou combustível). Então nesse Post eu falei um pouco sobre esse mundo com uma visão transparente de uma pessoa que já viveu as partes boas e ruins nos últimos 2 anos.

 4º – COMO CRIAR UM CHATBOT COM RAILS FACILMENTE!

Como criar um ChatBot

Um post com um assunto menos comum, mas altamente interessante! 😀
Os chatbots possivelmente logo estarão tão presentes como os Apps mobile estão presentes hoje em dia. Ter máquinas capazes de aprender nos ajudando a fazer as tarefas do dia a dia logo será bem comum.
Embora possa parecer um assunto bem complicado, na verdade se você entender alguns princípios e conhecer algumas ferramentas você pode criar hoje mesmo seu primeiro ChatBot!

5º – CRIANDO UM CRUD COM ANGULAR 2 + RAILS 5

post-rails5-angular2

Os Apps profissionais seguem há algum tempo na direção de ter uma divisão entre o backend (API) e o front end (Cliente Web), recentemente foi lançado a versão 2 do Angular (que tem pouco a ver com a versão 1) e também a versão 5 do Rails (que tem muito a ver com a versão 4 🙂 ), nesse tutorial eu demonstrei como conectar essas duas tecnologias para criar um App incrível \o/.

6º – CRIANDO UM APP COM IONIC 2 + RAILS 5 API

post-rails-ionic2

Criar Apps se tornou uma tarefa fácil através do uso de alguns frameworks como o Ionic 2 e o Rails 5 (para a criação da API que vai alimentar o APP). Nesse tutorial nós criamos uma pequena API RAILS 5 e um App Ionic 2 que juntos vão permitir que um usuário tire uma foto e compartilhe com pessoas aleatórias do mundo através do seu mobile. O APP ficou muito legal!

7º – 12 GEMS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER – PARTE 3

principais gems rails

Esta é a terceira parte de uma lista de Gems, desta vez eu abordei algumas Gems de segurança, outras de testes e algumas outras que facilitam o dia a dia de desenvolvimento. 🙂

8º – MAIS 10 GEMS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER!

10 gems

Esta é a segunda parte de uma lista de Gems. Nesta parte você pode ver 10 gems com funções diferentes como por exemplo organizar sua documentação, controlar o browser, facilitar a busca por bugs, entre outros.

9º – GUIA PARA INICIAR NO MUNDO DO RUBY ON RAILS

img-post-iniciante4

Este Post foi feito com o propósito de apresentar para as pessoas que estão dando seus primeiros passos ou que ainda não dominam por completo o Rails, aspectos do framework, Gems importantes, tutoriais úteis para acelerar a aprendizagem, conceitos e links relevantes 🙂
Este foi um Post longo e com diversos textos e links que valem a pena serem acessados, então eu criei um sumário para que você possa acessar diretamente os conteúdos que mais te interessante e também para que você possa voltar no futuro e explorar mais os outros conteúdos com calma. \o/

10º – CRIANDO UM E-COMMERCE COM SPREE EM 15 MINUTOS!

O Spree é uma plataforma de e-commerce criada usando Ruby On Rails e vem evoluindo constantemente. Ela possui diversas extensões que ajudam na customização do e-commerce gerado e possui uma grande versatilidade na hora das customizações.
Neste post nós aprendemos como gerar um e-commerce usando o Spree, como traduzir esse e-commerce para Português, como criar páginas estáticas dentro desse e-commerce e como customizar esse e-commerce. Reveja! 😀


Estes foram os 10 post mais queridos por nossos leitores em 2016!
Espero que tenham gostado de rever cada um deles. 🙂

Muito Obrigado,
sua presença aqui é sempre uma honra para mim!

Leonardo Scorza 🙂

Deixe seu Feedback!

Comentários