
O que você vai aprender?
Nesse tutorial você vai aprender a fazer a autenticação por Token ao criar e manipular repositórios do Git Hub.
Nosso objetivo é explicar como é realizada a nova forma de autenticação no repositório, mas se você quiser conhecer mais detalhes e aprender o Git/GitHub na prática, do zero, existe um módulo completo no curso de Programador Full Stack JavaScript!
Acesse o link do nosso treinamento e saiba mais sobre esse e muitos outros conteúdos: http://programador.onebitcode.com/
Contexto
Em 2020, o Git Hub anunciou que tinha a intenção de modificar a forma de autenticação que era até então utilizada para fazer as operações via terminal e acessar os repositórios.
A partir de 13 de Agosto de 2021, começaram a não aceitar mais senhas de contas para autenticação em operações via terminal. Seria necessário então, gerar um Token para todas as operações de Git autenticadas.
O que mudou?
Os fluxo de trabalhos afetados, segundo a empresa foram os seguintes:
Acesso Git através de linha de comando
- Aplicativos de desktop usando Git (o GitHub Desktop não é afetado)
- Quaisquer aplicativos / serviços que acessam repositórios Git em GitHub.com diretamente usando sua senha
E os seguintes clientes não foram afetados:
- Aqueles que tiverem a autenticação de dois fatores habilitada na conta, já será necessário usar a autenticação baseada em token ou SSH.
- Os que utilizam o GitHub Enterprise Server.
- Quem utiliza um aplicativo GitHub, pois eles não oferecem suporte à autenticação de senha.
Vantagens
Essa mudança se deve a motivos de segurança, pois utilizando os Tokens, as informações do usuário ficam armazenados nele e não no servidor. Outra vantagem é que ele possui um período de validade, não é um token permanente. Ao gerar um novo Token, é possível escolher o período que ele ficará ativo. Depois disso, será necessário gerar um novo Token.
Como gerar o Token?
Para configurar e começar a utilizar o Token em seus projetos, você deve seguir os seguintes passos:
1- Faça login na sua conta Git Hub, e no canto superior direito, clique no menu e em seguida, na opção: “Settings” ou “Configurações”.
2 – Em seguida, acesse a opção “Developer Settings”:
3 – Clique na opção “Personal Access Tokens”
4 – Em seguida, escolha a opção “Generate New Token”:
5 – O GitHub vai solicitar que você digite novamente sua senha para confirmar a identidade:
6 – Escolha um nome para ele e o tempo de expiração:
7 – Em seguida, na mesma tela, selecione as permissões que você deseja conceder a ele:
8 – Depois de configurar as permissões, clique no botão “Generate Token”
https://onebitcode.com/instant-dating-chat-rooms/
9 – Após Gerar o token, você receberá a seguinte confirmação:
Você receberá o seu token, mas observe a mensagem acima: Você deve copiar seu token nesse momento, pois você não terá mais acesso à ele. Caso não copie nessa etapa, você terá apenas a opção de Atualizar ou Deletar esse e criar outro, não é possível acessar a qualquer momento essa informação.
ATENÇÃO! Nessa etapa, você deve copiar seu token e utilizá-lo para se autenticar.
Não copie e deixe guardado em algum arquivo de texto ou outro local de fácil acesso pois o princípio de segurança seria perdido.
É por esse mesmo motivo que depois você não terá mais acesso à ele. Apenas poderá modificar deletando ou alterando. É como você colocar uma senha na sua conta do banco e anotar em um local onde qualquer pessoa tenha acesso.
Configurando o Token no seu projeto
Considerando a configuração no ambiente Linux, esse processo será feito no terminal, no momento em que você for acessar um repositório e realizar operações como pull, push, clone ou commit, ele irá solicitar a autenticação. Quando for realizar a confirmação, digite seu login do Git Hub e no lugar da senha, digite o token que você acabou de gerar.
Por exemplo, ao clonar um repositório, você vai digitar: git clone url do repositório, como na imagem a seguir:
Em seguida, ele vai solicitar que você digite seu nome de usuário:
E depois, vai solicitar a senha. Nesse caso, você não vai mais digitar a senha da sua conta como era antes. Agora você vai digitar o Token que você acabou de gerar.
Depois de colocar o Token e digitar Enter para confirmar, ele vai começar a clonar seu repositório.
Seguindo esses passos, você conseguirá realizar a autenticação por Token do Git Hub, tendo mais segurança nos seus projetos.
Caso tenha ficado alguma dúvida agora no final em relação aos conceitos do Git/GitHub, não deixe de conferir nosso treinamento completo de Desenvolvedor JavaScript Full Stack.
Vou deixar o link novamente para facilitar: http://programador.onebitcode.com/
Esse conteúdo te ajudou? Não esquece de deixar seu like e compartilhe com seus amigos que também não sabiam como realizar a autenticação por Token do GitHub!