
Você programador(a) já se pegou questionando que não serve para o mercado de TI? Aquele momento que você se pega pensando se realmente se encaixa nesse meio? Se não, com certeza já se deparou com alguma das frases abaixo:
“Programação é muito difícil“.
“É muito difícil entrar no mercado de trabalho”.
“A vaga pede muitos requisitos”.
Hoje, estamos aqui pra te mostrar que a maioria dos questionamentos são ocasionados pela síndrome do impostor e que mudando hábitos simples do dia a dia, você consegue ter um rendimento extraordinário e rapidamente consolidar seu espaço no mercado de trabalho!
Acredite em mim, você serve para a TI, você pode sim consolidar sua carreira rapidamente e pode decolar!! Só precisa de alguns ajustes :p
Nosso objetivo nesse artigo é mostrar como fazer essa otimização e ter uma evolução rápida se destacando em meio a maioria.
Então, sem mais enrolação, bora lá!
Vamos ao que interessa!
- Gerenciando o tempo.
Já ouviu aquela expressão “De grão em grão, a galinha enche o papo”?
É exatamente a técnica que usaremos aqui!!! De pouquinho em pouquinho, construiremos nosso castelo.
Aqui na OneBitCode, por exemplo, trabalhamos em uma média de aulas com a duração de 8 a 15 minutos. Algumas vezes mais, outras menos, mas em sua maioria nessa média.
Geralmente, com a rotina extensa e cansativa, tendemos a “compensar” as horas perdidas na semana, pegando um ou dois dias do fim de semana para estudar “tudo o que perdemos.”, mas vou te mostrar que isso não é produtivo e nem duradouro.
Queremos um resultado realmente bom (ser empregado no exterior, entrar em uma empresa de grande porte, etc) a médio/longo prazo.
Vou te fazer uma pergunta.
Você acha que estudar 15 a 20 minutos é pouco? Se sua resposta foi Sim, vamos fazer alguns cálculos… Considerando aulas que levam em torno de 15 minutos, vamos levar em conta que você consiga fazer somente uma aula por dia (Ou duas aulas, mas sempre nessa média de 15 minutos).
Pouquinho a cada dia, lembra?!
Serão quase 2 horas de estudos por semana. Se mantendo sempre estudando, dá pra desenvolver um APP novo a cada 1 mês ou 1 mês e meio (seguindo as aulas de um treinamento)!! Sempre aumentando seu portfólio e evoluindo somente com 15 MINUTOS POR DIA.
Será possível?! Mágica né?! Imagina estudar um pouco mais, de 20 a 30 minutos!!
OBS: Cuidado com a ganância de tempo. A ganância leva grandes homens ao fracasso, em qualquer ramo, e até a sua vontade de vencer pode te sabotar… Caso exceda o limite de tempo, o estudo acabará se tornando “chato”, e você cairá na rotina que começou. A ideia aqui é terminar um dia sempre curioso para o dia seguinte, se motivando constantemente à voltar no dia seguinte para aprender algo novo!
- Definindo as metas
Se eu te perguntasse qual é o seu objetivo, hoje, você me responderia “de bate pronto”? Ou teria que pensar para responder? Aí está o grande pulo do gato!
Geralmente, colocamos metas tão distantes que esquecemos delas… Defina metas pequenas, lembra da galinha?!?! hahahaha
De grão em grão… Bom… Você já sabe o resto.
Vamos ver um exemplo prático e real. Um(a) desenvolvedor(a) está buscando uma vaga no exterior, mais especificamente em Portugal (uhuuul), só que ele tem um problema… Ele não terminou a faculdade e ainda sabe pouco em relação ao que uma empresa de fora pode pedir…
Difícil né?! Irreal?! Muito distante… Te provo que não!
Vemos aqui algumas metas a serem definidas.
Se a meta final é conseguir uma vaga como desenvolvedor(a) no exterior, devemos definir pequenas metas para atingir o objetivo:
– Falar a língua nativa com fluência.
– Saber os requisitos da vaga e dominar a linguagem.
– Ter conexões ou entrar por indicação seria interessante.
– Ter dinheiro para a passagem e para se manter com tranquilidade no país por 1 ou 2 meses.
Bom, então vamos lá…
Precisamos primeiro saber o que as vagas estão pedindo, e para isso vamos usar o LinkedIN como ferramenta de busca!
No geral, o padrão é sempre mais ou menos esse:
Ou seja:
– 3 anos de experiência em APPs responsivos.
– Conhecimento da linguagem Ruby on Rails.
– Conhecimentos e habilidade em SQL.
– Afinidade em deploy, preferível que seja com Docker.
– Experiência com APIs REST.
– Comunicação e fluência em inglês.
– Aprendizado rápido e mindset preparado.
– Disponibilidade para mudança de país (nesse caso Portugal).
Vamos supor que esse estudante terminará sua graduação em 1 a 2 anos.
Em um plano de estudos de 1 ano, SUPONDO que você deu aquela enrolada nos estudos e acabou estudando somente 300, de 365 dias.
Ficou 65 dias sem estudar… Não vou nem comentar!
Isso dá 75 horas de estudos, ao final de 1 ano!
Levando em conta que a cada 1 mês e meio você consiga finalizar um app e esteja iniciando o planejamento do zero, ao final desse ano de estudos você terá aproximadamente 8 apps no portfólio. Uma boa experiência e uma bagagem enorme!
Você terá, ao final deste ano (considerando a metodologia e tecnologias usadas em nossos cursos e aulas):
– Experiência de Deploy e utilização de Docker.
– Conhecimento considerável em Ruby on Rails.
– Experiência com APIs REST.
– Conhecimentos de manipulação de SQL.
– 1 ano de experiência com apps responsivos.
Bom, devo dizer que nesse ponto você não tem o suficiente para a vaga no exterior, mas tem o suficiente para ingressar no mercado e começar a juntar dinheiro para o objetivo final (estamos no caminho)!
Considerando que a maior rotatividade e abertura de vagas, no Brasil, é sempre no começo (após o carnaval) e no meio do ano, com esses requisitos, temos grandes chances de ingressar no mercado (Faça amizades, expanda seu network principalmente no linkedIn, mostre sua evolução constante e o que você aprendeu naquele dia, suas novas experiências… Lembre-se que quem não é visto, não é lembrado.).
Aqui já começaremos a procurar algum curso de inglês ou algum programa de estudos para alcançarmos a fluência na linguagem.
Geralmente os cursos vão de 2 a 3 horas de aulas na semana.
Eu, particularmente, buscaria um curso EAD para otimizar seu tempo e poupar o deslocamento até o local.
Bom, digamos que após 1 ano de estudos de 15 minutos diários, você conseguiu um emprego como desenvolvedor Júnior ou Pleno (Sim, pleno é possível, depende de como você se mostra e se apresenta. Lembre-se também de continuar estudando diariamente para o objetivo final).
Você terá aprendizados diários no trabalho, e nos estudos em casa…
Ao final de 1 ano na empresa, lembrando de atualizar o portfólio constantemente, expandir sua rede e trabalhar sempre a comunicação, teremos 16 apps no portfólio, inglês OK, 2 anos de experiência no mercado de trabalho com programação e dinheiro para viajarmos (Júnior/Pleno de Ruby on Rails paga bem, mas tenha um planejamento financeiro de quanto gasta e quanto ganha rsrsrs).
Viu?! Pequenas metas. Em 2 anos você já está na porta de um emprego estrangeiro!
Nesse segundo para terceiro ano é a reta final. Aqui dedicaremos a:
– Manter os estudos diários de 15 minutos.
– Manter as aulas de inglês.
– Atualizar sempre as redes para mostrar o que você está aprendendo e/ou aperfeiçoando.
– Fazer entrevistas constantes, aplicando para vagas constantemente.
Aqui é só uma questão de tempo para conseguir. Não pare, tente, tente novamente… Lembre-se que é seu objetivo, você vai conseguir!
Se você chegou até aqui, pode acreditar que é digno de uma vaga dessa, de um cargo assim… Eu acredito!
Pequenos planejamentos que modificam totalmente o destino final! Do 0 à vaga no exterior com 15 minutos diários de estudos! Um pequeno passo que você dá hoje, desencadeia um futuro brilhante daqui a alguns anos.
Só depende de você, só vai!
Muito obrigado por estar com a gente o/
Artigo excelente! Parabéns, cada post melhor que o outro 👏🏻
Realmente uma ótima abordagem sobre o tema.
Motivador.
Excelente dica. Parabéns.