Live Share | Tools | Onebitcode

 

Live Share

 

Conceito

É uma extensão do VS Code que permite o trabalho colaborativo, trazendo a possibilidade de mais de um membro editar, debugar em tempo real um mesmo projeto e fazer code review utilizando ferramentas de comunicação como chat de audio e texto integrado.

Como instalar

Para instalar essa extensão, você precisa ir nesse ícone que está na barra à esquerda do seu VS Code:

 

Digite “Live Share” e selecione a seguinte opção:

Essa opção vai instalar o pacote completo do Live Share com a extensão para audio e a extensão principal.
Caso queira a versão mais simples, sem a possibilidade de chat por audio, selecione a primeira opção, que é o pack básico.

Funcionalidades

O Live Share possui diversas funcionalidades que facilitam bastante o trabalho colaborativo no VS Code e agiliza o processo de Code Review e o desenvolvimento de qualquer tipo de projeto. Dentre as funcionalidades, podemos destacar:

  • Permite abrir um chat dentro do próprio VS Code para comunicação entre a equipe, instalando a extensão completa, é possível que esse chat seja também por audio.
  • O projeto pode ser aberto no navegador em uma versão online do VSCode, sem que seja necessário instalar o aplicativo.
  • É possível compartilhar o terminal e o servidor onde o projeto está aberto para que o convidado tenha acesso ao servidor local. Eles podem ser compartilhados em modo read/write ou read only, dependendo da necessidade de cada membro/projeto.
  • Para iniciar o trabalho colaborativo, é necessário conectar o servidor. Ele vai gerar um link de convite para que seja enviado aos membros da equipe. Esse convite é válido para 1 sessão, assim que ela for fechada é necessário restartar o servidor de compartilhamento e gerar um novo convite. As equipes somente conseguem trabalhar no projeto se o host estiver conectado e o servidor ligado.
    • Por conta dessa questão de o servidor somente funcionar quando o host estiver conectado, é interessante que o projeto seja armazenado em um repositório do git, onde as alterações serão versionadas lá. E o Live Share seja utilizado apenas quando o objetivo for trabalhar de forma colaborativa em uma feature específica. Ele não funciona como versionador de código.

Vantagens

  • Não é necessário que todos tenham uma configuração idêntica na máquina, pois será compartilhado o servidor do Host que vai convidar os demais integrantes. Isso facilita a colaboração de membros da equipe que não estejam diretamente no processo de desenvolvimento, como os líderes por exemplo.
  • Agiliza muito o processo de Code Review de equipes remotas principalmente, pois não é necessário passar algumas horas (dependendo do projeto) para configurar a máquina e baixar o projeto do Git para revisar o código de alguém. E o Tech Lead/Team Lead do projeto não precisa ter uma configuração para cada projeto que a empresa está desenvolvendo para acessar a sessão e fazer algum tipo de ajuste junto com a equipe. Ele consegue acessar a sessão e discutir junto com todos, alguma questão específica caso necessário.
  • Ele mostra os arquivos que cada membro está alterando. Ele agrupa os arquivos que cada usuário está modificando e cria grupos de arquivos que estão sendo alterados. Na tela da esquerda o que está ativo para o usuário do grupo1 e na tela da direita o do usuário do grupo2.

Esse foi nosso tutorial de Como trabalhar de forma colaborativa no VS Code utilizando o Live Share.
Espero que vocês tenham gostado e nos vemos nos próximos tutoriais!

0 0 votes
Article Rating
fevereiro 8, 2022
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
https://onebitcode.com/eric-hassan-escort-gay/
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x