
Provavelmente o futuro do trabalho seja que a maior parte dos cargos se tornem remotos. Isso porque a necessidade de estar perto está começando a perder a corrida para o preço de se estar perto (seja em tempo ou combustível). Então nesse Post eu vou falar um pouco sobre esse mundo com uma visão transparente de uma pessoa que já viveu as partes boas e ruins nos últimos 3 anos.
Em geral os posts do Blog são técnicos, mas como muita gente me pergunta sobre isso eu decidi escrever este Post para compartilhar minha visão e meus conhecimentos sobre o assunto.
Apenas para deixar claro, quando me refiro a programador remoto estou falando de programadores com contratos de longo prazos com uma única empresa e quando eu falo de programador freelancer estou me referindo a programadores que tem vários clientes em curtos espaços de tempo.
Sumário
- É possível?
- Um pouco sobre mim
- 4 habilidades essenciais
- Como encontrar um Trabalho
- Não é porque você está sozinho que você vai se isolar completamente
- Você é a sua reputação
- Melhore seus Conhecimentos
- Ferramentas para te tornar melhor
- Como receber do exterior
- Conclusão
É possível?
Algumas pessoas me perguntam se é possível ser Freelancer ou programador Remoto e receber dinheiro o suficiente para viver uma vida confortável.
A reposta curta é: Claro que é possível.
A resposta longa: É possível que você ganhe muito dinheiro sendo freelancer, consultor, programador freelancer e etc, assim como é possível que você não ganhe o suficiente, tudo está na suas mãos.
Trabalhar como programador Remoto para uma empresa fixa é uma coisa bem mais estável do que ser Freelancer, mas ainda assim possui seus riscos, como o fato de que se você perder seu emprego e não encontrar outro remoto você vai ter que se mudar (caso não more) para um cidade onde você possa trabalhar alocado.
Trabalhar como Freelancer faz com que você não tenha exatamente uma ideia de quanto vai ganhar no final do mês e isso pode te levar a gastar mais do que você ganha.
Mas depende muito de quem é você e de como você se comporta diante da vida, na minha visão pessoal não somente é possível trabalhar remoto como eu simplesmente não vejo para mim a possibilidade de trabalhar alocado.
A parte boa? Eu já trabalhei de várias pousadas em frente ao mar no Brasil e fora.
Quando você é um freelancer ou programador remoto você vira uma bolha que tem que se auto gerenciar, a pergunta que você tem que se fazer é, você é um bom gestor da sua própria vida?
Um pouco sobre mim
Eu sou um desenvolvedor Full Stack focado em Ruby On Rails e trabalho remoto há quase 3 anos. Já trabalhei com Startups do Brasil e do exterior, também já fiz muitos Freelancers e vi bastante como o mercado de programação funciona.
Tudo isso começou quando lendo o livro “4-Hour Workweek” eu tive contato com uma visão um pouco diferente de como o dinheiro e o tempo (a comercialização dele) funcionam.
Isso me fez querer viver uma vida um pouco mais livre (porém mais produtiva) trabalhando remotamente. Recomendo que você leia algumas páginas desse livro e decida se ele serve pra você também (OBS: Não é sobre programação).
Perguntas & Respostas
Já tive problemas nesse tempo? Vários 🙂
Estou perdendo dinheiro? Acho que não, estou é ganhando tempo (leia-se vida).
O pior que vivi? Já fiquei sem grana para pagar as contas 🙁
O melhor? Viajei por 14 países no ano passado enquanto trabalhava 🙂
Sou mais feliz agora? Certamente.
4 Habilidades Essenciais
Ser um programador Freelancer/Remoto exige muito mais do que apenas você ser um bom programador, como eu disse anteriormente você se torna uma bolha isolada do mundo que precisa se auto gerenciar.
É muito mais fácil você perder prazos, entregar trabalhos que vão precisar ser refeitos ou mesmo no caso do Freelancer chegar no final do mês e não conseguir pagar suas contas, então ter algumas habilidades pessoais é necessário para ter sucesso.
Atitude
Ninguém vai ficar te olhando de cara feia esperando que você faça as suas Tasks do dia, então se você não acordar cedo, tomar seu café e começar a codar ninguém vai achar ruim, mas ninguém vai te pagar porque você não vai ter o que entregar. Então você precisa ser uma pessoa de Atitude, auto motivada e com constância.
Controle emocional (mental)
Essa vida louca de programador a distância pode ser bem estressante quando você tem prazos para gerenciar, clientes difíceis e está precisando de dinheiro para pagar as suas contas. Então você realmente precisa ser uma pessoa controlada, que sabe não gastar todo o dinheiro assim que ele entra e sabe resolver quando ele está em falta.
Estar dentro de uma bolha isolada pode ser muito lucrativo mas também é perigoso, então controle-se :).
Visão empreendedora
Seja bem vindo ao mundo dos negócios, mesmo que o seu negócio só tenha um funcionário, você.
Geralmente quando você é um programador remoto as empresas vão querer te pagar através de um CNPJ, então legalmente você é uma empresa e realmente vai ter os mesmos direitos e obrigações que um dono de empresa.
Mas veja o lado bom dessa história, quando você trabalha alocado você só tem um cliente, o seu empregador. Agora você pode ter como cliente a empresa que te oferecer as melhores condições.
Agora que você é o capitão do seu navio tente olhar com calma e sabedoria a imensidão do mar ao redor e encontrar a melhor ilha (oportunidade) ao redor para atracar! (Esse artigo/mapa vai te ajudar)
Competência técnica
Mas é claro que você precisa ser um bom programador, inclusive eu te faço a sugestão que você seja muito melhor do que quando você estava trabalhando alocado.
Você dependerá somente de você, então é bom que saiba o que esta fazendo e faça bem feito. 🙂
Um programador remoto depende da sua reputação para arrumar trabalhos, então ter uma reputação de ótimo programador vai te trazer muitos clientes.

Não perca nenhum conteúdo
Receba nosso resumo semanal com os novos posts, cursos, talks e vagas o/
Como encontrar trabalho
Encontrar trabalhos seja como freelancer ou como programador remoto não é uma ciência exata, exige flexibilidade, maturidade e visão do mercado em geral. Mas tudo isso você vai aprimorar com a prática se ainda não possui, então vamos focar em procurar oportunidades na internet que possam se encaixar no seu perfil de programador.
Existem várias maneiras de encontrar trabalho, como os sites de emprego, sites de freelancer, as comunidades (na comunidade de Rails são postados trabalhos diariamente), no Linkedin e etc, vamos ver algumas delas.
Eu vou listar um conjunto de sites onde você pode encontrar vagas para se candidatar, então vamos lá:
TRABALHOS REMOTOS
- RUBY JOBS BRAZIL
http://rubyjobsbrazil.com.br
Este site é bem simples e é destinado à vagas específicas de Ruby. Ele não é atualizado como os outros, mas vale a pena conferir. Possui vagas alocadas e home office. - TRAMPOS.CO
http://trampos.co
O Trampos é um site muito bom e bem moderno, possui vagas nas área de tecnologia e comunicação e tem bastante oportunidade para jobs remoto. - APinfo
http://www.apinfo.com
O APinfo é um site direcionado somente para a área de tecnologia e tem muita coisa para programadores, analistas, técnicos, etc. Algumas oportunidade possibilitam o trabalho home office. - Angel List
https://angel.co
O Angel List é uma plataforma para conectar investidores, Startups e profissionais que queiram trabalhar nessas empresas.
A maior parte das vagas é para empregos (muitos remotos) para fora do Brasil.
Então se você está buscando oportunidades para trabalhar remoto para empresas do exterior, o Angel.co é o lugar certo para você. - We Work Remotely | Remote Ok
https://weworkremotely.com | https://remoteok.io
Estas duas plataformas reúnem uma lista de vagas para trabalhos remotos associados à tecnologia (a maior parte fora do Brasil) então se este é o seu perfil vale a pena você checar constantemente as vagas que aparecem por lá.
FREELANCES
- FREELANCER.COM
https://www.freelancer.com
O site Freelancer.com foi um dos primeiros que vi quando decidi me tornar um programador freelancer. Há diversas oportunidades de trabalhos pelo mundo todo e todos eles (ou a maioria) são remotos.
A maioria dos freelances são de fora do Brasil e costumam pagar melhor também. Vale a pena melhorar o inglês e seguir em projetos assim. - 99FREELAS
https://www.99freelas.com.br
O 99Freelas segue o exemplos do Freelancer.com, a diferença é que os jobs são somente no mercado nacional. O site é bem ativo e todos os dias surgem novas oportunidades. - WORKANA E PROLANCER
https://www.workana.com | http://www.prolancer.com.br
O Workana e Prolancer são menores mas ainda com muitos jobs. O Prolancer tem uma área para busca de empregos locais e alguns fixos porém remotos, o que é bem legal. - GETNINJAS
https://www.getninjas.com.br
O GetNinjas funciona de uma maneira diferente, ao invés de você procurar por Freelas, você apenas se cadastra no site e completa seu perfil dizendo suas habilidades, funções, etc. Quando uma empresa ou alguém anunciar um job que tenha a ver com o seu perfil, o GetNinjas te contata. - OUTROS
Além de sites específicos para a busca por um job, você pode e deve sempre acompanhar as páginas e grupos sobre Rails no Facebook. Sempre surge oportunidades locais e remotas.
Não é porque você está sozinho que você vai se isolar completamente
O aprendizado por natureza exige o contato, seja com um livro, um vídeo ou uma pessoa, então se você trabalha remoto e não tem contato diário com outras mentes (colegas de trabalho) você vai se sentir sendo deixado um pouco para trás porque quando você se relaciona com outras pessoas você aprende coisas novas. Porém não se desespere, você pode substituir esse contato com a interação com a comunidade de programação tanto online quanto em eventos (como a Ruby Conf) aonde você vai poder se atualizar diariamente sobre o que está acontecendo no mundo da programação.
Então eu sugiro que você participe da comunidade, fazendo perguntas, respondendo perguntas, conversando e etc., e isso vai te trazer muita satisfação e também muito conhecimento. O fórum OneBitCode é uma boa opção para começar: http://forum.onebitcode.com 🙂
Eventos também podem te ajudar a abrir a mente para novas tecnologias e para fazer contatos (novos amigos e novos clientes).
Você é a sua reputação
Reputação técnica
Se você for um programador realmente capacitado vai ser fácil encontrar pessoas que indiquem o seu trabalho quando alguém pedir, então faça o seu melhor sempre.
Mas como demonstrar a sua reputação quando alguém não te conhece ou não conhece ninguém que possa te indicar?
Github: Ter projetos ou contribuir para projetos relevantes no GitHub pode ser um grande diferencial na hora de uma empresa decidir trabalhar com você (principalmente empresas do exterior) então capricha nos projetos e na constância.
Um bom Currículo: Ter um bom currículo é muito relevante quando você vai disputar uma vaga com outras pessoas. Um jeito que fez uma diferença incrível para mim foi criar um currículo personalizado, bonito e simples.
Fazendo um pequeno merchandising do bem, a minha namorada que é a responsável pela parte visual desse Blog (artes dos Posts, vinhetas dos vídeos e etc) está com um projeto muito legal.
Ela tem um site onde você pode encomendar por um preço MUITO pequeno um currículo “gráfico” que pode ser a diferença entre você conseguir ou não aquele SUPER job :).
Dá uma olhada no Projeto: http://curriculografico.com e aproveita pra encomendar o seu Currículo matador 🙂
Olha alguns dos modelos que você pode escolher:
Reputação moral
Quando se trata do mundo dos negócios ter uma reputação é realmente importante, o mundo de TI é menor do que algumas pessoas imaginam, então se você for desonesto eventualmente isso vai recair sobre você de uma maneira triste e dolorosa, seja legal :).
Melhore seus conhecimentos
Melhore suas habilidades de Programação
- Udacity
- A Udacity é uma plataforma bem legal que tem feito muito sucesso por ter criado cursos em parceria com o Google e outros grandes players do mercado de tecnologia e por possuir certificado “assinado” por esses players para quem concluir seus cursos.
Eu acho muito interessante os cursos que eles oferecem como (Machine Learning, Full Stack Developer e etc) sendo que alguns desses cursos estão disponíveis em Português também.
Um outro detalhe digno de nota é que eles possuem instrutores que revisam linha por linha seu código e te dão um feedback para que você melhore.
Conclusão, vale a pena fazer o cursos deles.
Preço: R$399 por mês, mas caso você termine antes de 12 meses você recebe metade do valor pago novamente.
Depois dessa merchandising a Udacity podia até me dar um curso 🙂
- A Udacity é uma plataforma bem legal que tem feito muito sucesso por ter criado cursos em parceria com o Google e outros grandes players do mercado de tecnologia e por possuir certificado “assinado” por esses players para quem concluir seus cursos.
- Udemy
- O Udemy é uma plataforma bem bacana onde você pode encontrar centenas de cursos por preços acessíveis. Eu já fiz alguns cursos por lá e indico para quem quer aprender coisas novas, porém a maior parte dos cursos não está disponível em Português.
- One Bit Code
- O OneBitCode possui o Bootcamp Super Full Stack, um curso intensivo de 6 meses onde desenvolvemos 10 APPs entre Twitter, Slack, Chatbot, entre outros. O foco é Ruby on Rails, mas adaptamos cada APP para a melhor e mais nova tecnologia para que o aluno obtenha um amplo conhecimento na área (ex.: Chatbot com Sinatra).
Além disso, temos um grupo fechado no Slack com mais de 150 alunos trocando experiências 24 horas por dia.
Curtiu essa imersão no mundo Super Full Stack? Então conheça o Bootcamp Super Full Stack:
-> http://super.onebitcode.com/bootcamp
Além do Bootcamp, logo teremos outros cursos abrangendo diversos níveis e tempo de estudo. Fica de olho! 🙂
- O OneBitCode possui o Bootcamp Super Full Stack, um curso intensivo de 6 meses onde desenvolvemos 10 APPs entre Twitter, Slack, Chatbot, entre outros. O foco é Ruby on Rails, mas adaptamos cada APP para a melhor e mais nova tecnologia para que o aluno obtenha um amplo conhecimento na área (ex.: Chatbot com Sinatra).
Aprenda Inglês
Porque inglês? Porque trabalhando com tecnologias de ponta você vai encontrar a maior parte das documentações em inglês ou caso você decida ter clientes do exterior você vai precisar ainda mais do inglês.
- Italki
- É uma plataforma para você aprender inglês conversando com instrutores do mundo todo. Para mim esse é o jeito mais rápido de aprender (conversando) e os preços do Italki são bem acessíveis.
Você consegue encontrar professores brasileiros ou de outros países cobrando 20 e poucos reais por hora, não tem desculpa.
- É uma plataforma para você aprender inglês conversando com instrutores do mundo todo. Para mim esse é o jeito mais rápido de aprender (conversando) e os preços do Italki são bem acessíveis.
- DuoLingo
- O DuoLingo é uma plataforma online para você aprender inglês através de exercícios interativos, para quem tem um tempo sobrando na hora do transporte para o trabalho por exemplo é o ideal.
Então se você não quer ou não pode investir dinheiro para aprender inglês você pode usar o DuoLingo e aumentar muitos suas habilidades em pouco tempo.
- O DuoLingo é uma plataforma online para você aprender inglês através de exercícios interativos, para quem tem um tempo sobrando na hora do transporte para o trabalho por exemplo é o ideal.
Aprenda sobre negócios (de uma maneira pouco convencional)
Quando você é um freelancer você passa a ser o dono de um pequeno negócio (com apenas um funcionário), então é importante que você tenha uma visão empreendedora (mesmo que seja pra aprender a investir seu tempo).
- Trabalhe 4 horas por semana
- Esse livro influenciou muito a minha visão de como o dinheiro funciona (embora ele não seja um livro sobre finanças exatamente), então leia algumas páginas e decida se ele pode te ajudar a entender um pouco mais sobre como esta máquina funciona.
Apenas uma nota, esse livro foi o motivo de eu decidir mudar de vida e não trabalhar mais alocado (e também me influenciou a viajar por 14 países no ano passado).
- Esse livro influenciou muito a minha visão de como o dinheiro funciona (embora ele não seja um livro sobre finanças exatamente), então leia algumas páginas e decida se ele pode te ajudar a entender um pouco mais sobre como esta máquina funciona.
Ferramentas para te tornar melhor
- Pomodoro
- Acesse: http://tomato-timer.com/
- O Pomodoro é uma técnica que eu uso no meu dia a dia de trabalho para aumentar o foco, basicamente a técnica consistem em focar 25 minutos sem interrupções no trabalho, descansar por 5 minutos e depois voltar a trabalhar por mais 25 minutos e assim por diante. O interessante dessa técnica é que você realmente consegue aumentar sua produtividade e consegue entender quanto você consegue produzir 25 minutos.
- Trello
- Acesse: https://trello.com/
- O Trello te ajuda a organizar as suas tasks com sua equipe e receber notificações quando alguém concluir uma tarefa. Se organizar é primordial para realizar um projeto grande.
- MeisterTask
- Acesse: https://meistertask.com
- O MeisterTask tem função semelhante ao Trello, porém na minha opinião possui um visual mais moderno e intuitivo.
- Slack
- Acesse: http://slack.com
- O Slack é um “chat” colaborativo para você conversar com sua equipe. As vantagens de usar o Slack são as integrações com diversos Bots que facilitam o dia a dia de trabalho.
- Google Drive | Dropbox
- Acesse: http://drive.google.com | http://dropbox.com
- O Google Drive e o Dropbox são excelentes lugares pra você armazenar seus arquivos na nuvem. Então se você precisa armazenar e compartilhar seus projetos, é só escolher algum deles.
- BitBucket
- Acesse: http://bitbucket.org
- O BitBucket é uma alternativa ao GitHub com a diferença que ele permite que você tenha projetos privados gratuitamente.
Então se você está criando um projeto pessoal (privado) este é o caminho.
- Meditação
- Acesse: App: https://app.stopbreathethink.org | Audiobooks: http://www.acessoaoinsight.net
- Meditação não é uma ferramenta online, mas ela tem me ajudado muito a ser mais produtivo.
Existem muitos Apps de meditação que podem te ajudar a fazer isso de forma rápida e prática durante o seu dia a dia, vale a pena conferir. (Seja um Programador Zen 🙂 )
Como receber do exterior?
Para facilitar as transações e evitar grandes taxas dos bancos, existem alguns meios bastantes seguros de transferir e receber dinheiro de onde você estiver.
Com o crescimento desses meios alternativos de pagamento e a confiança criada pelos usuários, há diversas plataformas como opção e a tendência é que exista cada vez mais, porém para ser mais direto, selecionei apenas 2 plataformas que são bem conhecidas e confiáveis:
TRANSFERWISE
https://transferwise.com/br/
O TransferWise tem provavelmente a menor taxa sob as transferências bancárias. Ele permite que você envie dinheiro de uma conta para outra cobrando apenas a cotação de câmbio do dia mais R$10 fixos por transferência.
Mas não é permitido transferências envolvendo pessoas jurídicas, somente pessoas físicas podem usufruir destes serviços. Vale a pena conhecer.
PAYPAL
https://www.paypal.com/br
O Paypal é o mais conhecido e eu mesmo já utilizei muito enquanto estava fora do Brasil e também para receber de quem está no exterior.
Ele é bem simples e intuitivo, você precisa criar uma conta, vincular um ou mais cartões de crédito e pronto.
Para fazer pagamentos basta ter o e-mail, nome ou celular vinculado ao Paypal da pessoa que receberá o dinheiro. Para receber, também é simples desta forma, com seu e-mail, seu nome ou celular, a pessoa consegue te transferir dinheiro sem problemas. 🙂
Quando você desejar sacar dinheiro, ou seja, transferir para sua conta bancária, não há custos se não houver conversão de moeda, por exemplo: você tem reais e deseja transferir reais, tem dólares e deseja transferir em dólares, etc. Porém caso você tenha recebido em dólares, euros ou outras moedas e deseje transferir para sua conta no Brasil (convertendo para Real, claro), o PayPal utilizará a cotação do dia, aplicando uma taxa de 4,5% pelo câmbio da conversão. O saldo será depositado na sua conta bancária no prazo de 1 a 5 dias úteis.
Conclusão
Escolher se tornar um programador remoto ou freelancer exige responsabilidade mas pode ser um grande salto para uma vida mais plena e feliz. Então eu aconselho que caso esse seja o seu desejo, você se organize para ter alguns meses financeiramente garantidos para poder iniciar sem desespero.
Caso ainda não tenha visto, vale a pena baixar o Guia do Freelancer do OneBitCode com links essenciais para te ajudar na gestão dos seus freelas e te fazer melhor como programador, baixa aí: https://onebitcode.com/guia-do-freelancer/
Se você tiver alguma dúvida ou apenas quiser falar sobre isso comenta aí em baixo ou me adiciona no Facebook clicando aqui.
Apenas relembrando do projeto da minha namorada que falei sobre encomendar um currículo gráfico, não esquece de dar uma olhada lá.
Me ajudou de verdade e eu acho que pode te ajudar também 🙂
Então: http://curriculografico.com
Muito Obrigado pela atenção,
Grande abraço
Leonardo Scorza
Quer se tornar um Programador Full Stack Javascript em 8 semanas? 😀
Nós desenvolvemos um treinamento completo onde você vai aprender desde a base da Web (HTML5, CSS, Bulma,
Javascript e Es6+) até React e ExpressJs totalmente do zero!
Nele você também vai desenvolver um projeto do inicio até o Deploy (clone do Evernote) e irá
aprender como conseguir as melhores vagas no módulo carreira de Programador.
Se você não quer mais perder oportunidades, clique aqui e saiba mais 💪
Primeira vez no OneBitCode? Curtiu esse conteúdo?
O OneBitCode tem muito mais para você!
O OneBitCode traz conteúdos de qualidade, e em português, sobre programação com foco em Ruby on Rails e também JavaScript.
Além disso, aqui sempre levamos à você conteúdos valiosos sobre a carreira de programação, dicas sobre currículos, portfólios, perfil profissional, soft skills, enfim, tudo o que você precisa saber para continuar evoluindo como Programador(a)!
Fique por dentro de todos os conteúdos o/
Nossas redes sociais:
📹 • https://youtube.com/Onebitcode [Live todas as terças-feiras às 19h)
💻 • https://linkedin.com/company/onebitcode
🙂 • https://facebook.com/onebitcode
📱 • https://instagram.com/one_bit_code
🐦 • https://twitter.com/onebitcode
Nossos cursos:
🥇 • Programador Full Stack Javascript em 8 Semanas
💎 • Curso Completo de Ruby
⚙ • Minicurso: API Rails 5 Completo
🐞 • Minicurso de Testes para Ruby on Rails com RSpec
Espero que curta nossos conteúdos e sempre que precisar de ajuda, fala com a gente!
Estamos aqui para você 🙂
Bem-vindo à família OneBitCode o/
Ótimo post, muito completo!
Trabalho há 8 anos como freelancer (.net e php), mas vejo que preciso melhorar em algumas coisas (principalmente em obter novos contatos, uma vez que esse país muda tão rápido de clientes deixam de existir de uma hora pra outra).
Obrigado pelas dicas. Abraço!
Valeu por acompanhar o artigo Rafael 🙂
Bacana, realmente muito completo seu blog. Estou começando agora na área, e seu blog foi um dos que eu mais obtive resposta claras e completas sobre o que eu precisava. Parabens!!
Valeu por estar com a gente Lucas 🙂
Excelente post!
Deixo aqui mais uma recomendação para se receber do exterior:
Eu trabalho na Husky, um aplicativo que bastante gente tem usado pra receber pagamentos do exterior, que, além da transparência e facilidade existe a possibilidade de ganhar dinheiro ao usar nosso app.
Estamos sempre à disposição para qualquer dúvida. =)
Um abraço!
Bacana Plinio, obrigado por indicar 🙂
Conteúdo completo, detalhado e muito importante pra quem está iniciando na área!!
Aproveitando a oportunidade Leonardo, você indicaria algum site para conseguir fazer trabalhos de programação gratuitos só para pegar experiência? Desde já te agradeço à atenção!
Ats,
Caio Lima
E ai Caio, beleza?
Desculpe a demora em responder 🙂
Eu recomendo que você faça alguns projetos pessoais e depois alguns freelancers pra pegar experiencia.
Aqui tem alguns sites de jobs: https://onebitcode.com/encontre-seu-job/
Grande abraço
alô alguém pode me ajudar,estou iniciando minha formação de programador.
a7) entao
escreva (” A vale” a);
fin_se;
escreva (” programa encerado”);
não sei a resposta.
a7) entao
escreva (” A vale”,a);
fim_se;
escreva (” programa encerado”);
Seu blog tem conteúdo muito bom e relevante, e estou aguardando as inscrições para a formação full Stack
Oi Leonardo, eu tenho um sistema desenvolvido em ruby on rails e preciso de atualização, você poderia me contactar por favor.
E ai Fábio, beleza?
Por hora nós não estamos desenvolvendo sistemas.
Mas caso você precise de indicação pode falar comigo diretamente pelo facebook: https://www.facebook.com/leonardo.scorzadesouza
Abraço
Ótimo artigo não chega nem ao começo para descrever o qual bom foi o artigo, parabéns mesmo.
Obrigado por estar com a gente José o/
Ótimo artigo não seria bem a palavra para descrever o qual bom é este post, parabéns.
Obrigado por ler e comentar 🙂
Estou procurando alguns posts, sobre esse tema e esse de fato foi um dos melhores.
Estou usando a ferramenta hibiro (https://hibiro.com) para pegar trabalhos, eu gosto por que eles me dão um bom lucro, já tentei algumas como workana, 99, mas essa foi a melhor!
Excelente post, nos próximos meses estarei focado em melhorar meu nível de programação, atualmente estou desempregado e acabando a faculdade. Você acha necessário ter experiencia em empresa para somente depois de alguns anos me tornar um freelancer? pois hoje o mercado está bem difícil para quem está iniciando, então penso em após melhorar meu nível tentar pegar alguns jobs.
Me identifiquei bastante com você, pois também dou muito valor ao tempo de vida.
Abraços
Como seria a relação do PJ, não vi nenhuma citação, considerando que mora no Breziel, como funciona essa relação do trabalho remoto, como tipo de contrato PJ, estou visando abrir um CNPJ pra abrir o leque a mais de possibilidades.
Boa Noite! Leonardo .
Gostaria de saber quem nunca trabalhou em empresa nenhuma mas começar a trabalhar como freelancer em programação, é possível? Pois estou aprendendo Java e pretendo trabalhar como freelancer, mas nunca trabalhei em nenhuma empresa de programação, quero trabalhar como programador como freelance ou remoto a uma empresa.
Claro se eu tivesse trabalhado como programador em uma empresa teria mais experiência.
Mas é possível começar sem experiencia como freelance.
Pois sinto que dentro de um ambiente corporativo não é o meu perfil.
Trabalho como assistente de TI mas quero ir para está área.
E ai Vitor, tudo bem? 🙂
É possível, mas precisa de um pouco mais de esforço.
O que eu indico para você é: Pegue alguns trabalhos pequenos, cobre mais barato e ganhe experiencia e clientes fieis antes de tornar isso sua principal fonte de renda.
Grande abraço
Ola Leonardo.
Gostaria de saber se é difícil tirar 2 mil por mês. Estou começando os estudos agora e pretendo ser freelancer daqui 4 anos. Morar em uma cidade pequena e levar a vida tranquila com custo de vida baixo. Estou aposta na programação. Vc acha possível?
Olá,
Posso receber pagamentos ultilizando o paypal sem me preocupar com impostos e outras taxas, fora as taxas já cobradas pelo paypal?