
Guia do Programador Produtivo
Programar é realmente incrível mas também pode ser bem cansativo se você não estiver sendo um programador produtivo, geralmente quando isso acontece você acaba tendo que trabalhar mais para compensar a falta de eficiência.
Mas calma, ser um programador produtivo não é algo para poucos escolhidos, na verdade é um conjunto de habilidades que te ajudam a realizar suas tarefas com mais velocidade e qualidade.
Eu escrevi esse artigo para compartilhar algumas coisas que tem funcionado para mim e para outros desenvolvedores e gostaria muito de ler nos comentários do post o que tem funcionado você.
Bora conhecer ferramentas, conceitos e técnicas bem legais?
EVITANDO DISTRAÇÕES
“A gladiator’s first distraction is his last.”Oenomaus
Uma das maiores vilãs da produtividade são as distrações, sejam pelas notificações do celular, pelos colegas de trabalho que não respeitam seu espaço ou pela mente cansada e cheia de pensamentos, evitar essa vilã é fundamental para o programador produtivo, então vamos conhecer algumas ferramentas para fazer isto:
Organize seu ambiente de trabalho
Depois de um tempo vivendo na estrada como nômade digital eu percebi uma grande diferença na minha produtividade quando estou em um ambiente organizado e limpo e quando estou em um ambiente bagunçado (nem sempre dá pra escolher rsrs) e creio que você também já deve ter percebido isso.
Recomendações: Organize seu ambiente a partir de hoje (deixe tudo limpo, organizado e se possível inspirador) e veja se isso afeta a sua maneira de trabalhar. Depois comenta aí em baixo contando como foi.
Organize sua máquina
No seu desktop existem milhares de ícones? Sua organização de pastas e arquivos é totalmente randômica (do tipo, versao_final, versao_final_2, versao_final_final)?
Talvez seja a hora de começar a revisar esse ponto e manter sua ferramenta de trabalho tão afiada quanto sua mente deve estar.
Recomendações: Encontre uma organização de pastas que funcione para você (que seja fácil navegar e identificar os arquivos importantes), mantenha seus softwares atualizados e seu desktop limpo isso vai te ajudar a ser um programador produtivo.
Desligue as notificações
Você está programando hiper focado e de repente uma notificação surge no browser dizendo que o canal de música X acaba de lançar um novo vídeo. Você perde o foco e vai lá ver o vídeo, acaba assistindo mais três vídeos e quando volta para os códigos mal se lembra qual Task estava fazendo (20 minutos se passaram e você perdeu o contexto), isso já aconteceu com você? Comigo já, muitas vezes.
Recomendações: Notificações sejam elas no Browser, no smartphone ou em qualquer outro lugar são realmente perigosas porque elas atravessam seu espaço visual (ou sonoro) e te tiram o foco instantaneamente, então eu recomendo que você desligue todas as notificações possíveis e deixe para ver o que rolou no seu tempo de “relax”.
Esqueça o Smartphone
Você joga no smartphone e/ou vê as redes sociais durante o trabalho? Já perdeu horas fazendo isso? Isso é uma excelente maneira de perder tempo e energia na maior parte das vezes (toda decisão que você tem que tomar custa um pouco da sua energia).
Recomendações: Deixe seu smartphone desligado durante a criação de códigos (exceto se você for um desenvolvedor mobile rsrs), ele é realmente tentador e vai te custar muito tempo.
ORGANIZANDO O CAOS
“I never could have done what I have done without the habit to concentrate myself on one subject at a time.”~ Charles Dickens
Use gerenciadores de tarefa
Nesse momento você sabe qual a próxima task a se fazer? Sabe qual task é mais importante que a outra?
Bom, cada pessoa vive em um contexto mas de modo geral é fundamental ter um controle sobre as tarefas a serem realizadas e uma ótima maneira de fazer isto é usando um gerenciador de tarefas.
Recomendações: Por muito tempo eu usei o trello.com e foi muito bom, mas recentemente eu tenho utilizado uma nova ferramenta que possui alguns recursos a mais (além de ser mais bonita), ela chama meistertask.com e realmente merece sua atenção.
Obs: Além da ferramenta em si é importante saber como utilizá-la, então vale a pena pesquisar um pouco sobre indicações de uso para gerenciadores de tarefa.
GERENCIANDO A SUA ENERGIA
“Energy, not Time, is the fundamental currency of high performance”The Power of Full Engagement
Para ser um programador produtivo a primeira máquina que você precisa programar é você mesmo, então alguns pontos que vão além do código (e de gestão de tarefas) precisam de atenção, vamos a alguns deles:
Durma bem
A sua principal ferramenta na hora de codar é sua mente e se ela não estiver descansada você vai ficar batendo a cara no teclado sem produzir o que realmente queria (eu sou péssimo com sono rsrs), então mantenha sua rotina de sono adequada aos seus limites (tem gente que precisa de 5 horas de sono, tem gente que precisa de 9 horas de sono, entenda seus próprios limites).
Recomendações: Leia antes de dormir ao invés de jogar ou assistir séries e filmes, geralmente esse tipo de conteúdo mais pesado vai atrapalhar seu sono.
Faça exercícios
As atividades físicas não fizeram parte da minha vida por muito tempo e eu confesso que não entendia o valor de estar com o corpo em dia. Nos últimos anos depois de me inspirar lendo alguns livros (entre eles o “4 horas para o corpo”) eu decidi que era hora de começar a me mexer um pouco. Hoje eu percebo que meu foco aumentou e que aquele sentimento de “só mais um pouco, você consegue” do esporte acabou me ajudando a me manter firme nos códigos também.
Recomendações: Se você não tem muito tempo eu recomendo que você faça pelo menos um HIIT (High-intensity interval training) que é um treino rápido (eu faço em 7 minutos), realmente funciona, dá uma olhada nesse APP: Hiit
Acorde cedo (se esse for seu perfil)
Você é do tipo que acorda cedo ou do tipo que dorme as 4h00? Você sabe qual desses tipos de pessoa está certo? Bom eu acredito que não exista uma resposta exata para isso, cada pessoa tem seu ciclo de sono e produz melhor em um horário.
Recomendações: Busque entender qual seu perfil de sono (caso você possa escolher) 🙂
Se ficar preso em uma tarefa, volte depois
Você já passou horas tentando debugar alguma coisa, desistiu e depois voltou e resolveu o mesmo Bug em questão de minutos? Comigo já aconteceu muitas vezes.
Quando você está preso a uma tarefa por muito tempo você começa a buscar as soluções (ou erros) no mesmo lugar e não encontra nada, se você pular para outra task e voltar depois vai estar mais apto a resolver o problema.
Recomendações: Ficou preso por mais de 15 minutos no mesmo ponto, pule de tarefa e volte depois.
Faça o mais importante primeiro
Você tem um estoque limitado de energia por dia, se você começar seu trabalho fazendo as tarefas menos importantes primeiro quando você chegar ao que realmente importa já vai estar sem a energia necessária para realizar a tarefa, então use com sabedoria sua energia.
Recomendações: Faça uma lista de prioridades para o dia e comece executando as tarefas da mais importante para a menos (essa é uma das dicas mais importantes para se tornar um programador produtivo).
Não perca nenhum conteúdo
Receba nosso resumo semanal com os novos posts, cursos, talks e vagas o/

Não perca nenhum conteúdo
Receba nosso resumo semanal com os novos posts, cursos, talks e vagas o/
ACELERANDO O SEU TRABALHO
“You cannot mandate productivity, you must provide the tools to let people become their best”Steve Jobs
Ter as ferramentas certas para criar seus códigos (seja um teclado ou um grupo de conhecimentos) faz toda a diferença no dia a dia de programação e com certeza muda completamente o resultado a longo prazo, vamos conhecer algumas dessas ferramentas que podem te tornar um programador produtivo.
Bom hardware e internet rápida
Assim como seu corpo e sua mente a máquina que você está trabalhando e a internet que você está conectado devem estar funcionando corretamente (não perca sua energia e tempo lutando contra uma máquina travada).
Recomendações: Se a sua máquina ou internet não estiverem te acompanhando, faça um upgrade (no caso da máquina, geralmente colocar um ssd resolve).
Domine um editor de texto
Dominar um bom editor de texto vai te ajudar a criar códigos com mais velocidade (te permitindo até automatizar alguns aspectos da criação e teste de códigos), então vale a pena escolher um que te agrade e dominá-lo.
Recomendações: No OneBitCode eu criei um guia completo sobre o VS Code que é um ótimo editor de texto: Dominando o Visual Studio Code (+ 10 extensões incríveis)
Automatize tudo que puder
Você como um bom programador certamente sabe do valor da automatização (coloque as máquinas para fazer trabalhos repetitivos, elas são ótimas nisso), mas você tem implementado isso na sua vida?
Existem muitas automações simples que são possíveis para um programador como automatizar os testes, automatizar o deploy, “automatizar os code reviews” (usando https://codeclimate.com/), automatizar a criação de ambientes (usando docker) e etc
Obs: Se você tem automatizado alguma coisa, comenta aí em baixo, também quero melhorar 🙂
Desenvolva suas habilidades constantemente
Você ainda programa usando as ferramentas e técnicas que usava há 5 anos atrás? Bom, talvez isto seja um problema. Quando falamos de produtividade não estamos somente falando de ferramentas e técnicas de gestão de tempo, também estamos falando das suas habilidades em fazer o que você se propôs a fazer.
Recomendações: Busque maneiras de se atualizar, faça cursos, vá a eventos e converse com outros desenvolvedores, logo você vai ser uma programador produtivo e estará apto a fazer o que faz hoje na metade do tempo.
Use a técnica Pomodoro
Talvez você já tenha ouvido falar sobre o pomodoro e como ele tem aumentado a produtividade de muitos programadores, mas caso não tenha ouvido, ele é uma técnica onde você trabalha em ciclos e funciona assim:
Primeiro 25 minutos de trabalho focado e depois 5 minutos descansando, depois mais duas vezes o mesmo ciclo inicial e depois mais 25 minutos de trabalho focado e com um intervalo de 15 minutos (e tudo se repete novamente até você fechar as tarefas do dia).
Use o pomodoro combinado com um gerenciador de tarefas, sua produtividade vai melhorar muito.
Recomendações: Site para usar o pomodoro online: https://tomato-timer.com/
DESCOBRINDO SE VOCÊ ESTÁ PRODUTIVO
“There is nothing so useless as doing efficiently that which should not be done at all.”
Peter F. Drucker
Tenha métricas
Dizer “estou sendo produtivo” ou “não estou sendo produtivo” pode soar um pouco vago porque para estabelecermos isso precisamos de um referencial e de uma maneira de medir a “distancia até ele”, aí que entram as metas e as métricas.
Para saber se você está sendo produtivo crie metas (entregar o projeto x, atingir x clientes, trabalhar x horas e etc) e depois crie mecanismos (métricas) para saber se você está indo em direção a elas.
Recomendações: Para programadores que querem acompanhar o tempo que codaram, qual linguagem mais usam e etc existe um plugin chamado wakatime que se integra com o editor de texto, vale a pena testar: https://wakatime.com/
CONCLUSÃO
Ser um programador produtivo não é uma habilidade que se adquire uma vez e pronto, é um trabalho continuo de alto melhoramento então se você está realmente disposto(a) a produzir mais em menos tempo (para atingir metas que fazem sentido para você) escolha alguns desses pontos e aprimore.
Eu gostaria muito de ouvir nos comentários quais “hacks” de produtividade você tem utilizado, então conta ai para gente \o/
Também não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter ai do lado direito do site para receber mais conteúdos como este.
Muito Obrigado,
Leonardo Scorza
Quer se tornar um Programador Full Stack Javascript em 8 semanas? 😀
Primeira vez no OneBitCode? Curtiu esse conteúdo?
O OneBitCode tem muito mais para você!
O OneBitCode traz conteúdos de qualidade, e em português, sobre programação com foco em Ruby on Rails e também JavaScript.
Além disso, aqui sempre levamos à você conteúdos valiosos sobre a carreira de programação, dicas sobre currículos, portfólios, perfil profissional, soft skills, enfim, tudo o que você precisa saber para continuar evoluindo como Programador(a)!
Fique por dentro de todos os conteúdos o/
Nossas redes sociais:
📹 • senior dating apps [Live todas as terças-feiras às 19h)
💻 • https://onebitcode.com/difference-between-dating-and-relationship/
🙂 • https://facebook.com/onebitcode
📱 • https://instagram.com/one_bit_code
🐦 • https://twitter.com/onebitcode
Nossos cursos:
🥇 • Programador Full Stack Javascript em 8 Semanas
💎 • Curso Completo de Ruby
⚙ • Minicurso: API Rails 5 Completo
🐞 • Minicurso de Testes para Ruby on Rails com RSpec
Espero que curta nossos conteúdos e sempre que precisar de ajuda, fala com a gente!
Estamos aqui para você 🙂
Bem-vindo à família OneBitCode o/
Excelentes dicas, uso a maioria delas no meu cotidiano, nos ajuda bastante a se tornar mais produtivo.
Opa legal cara, fico feliz que tenha gostado 🙂
Ótimo post Leonardo, grandes dicas. Obrigado e parabéns.
Opa, valeu por acompanhar \o/
Excelente post. Obrigado!
Valeu pelo feedback 🙂
Muito bom
Ja começei a aplicar na minha life
Otimas dicas, excelente post. Realmente preciso organizar a minha máquina. Valeu.
É fundamental \o/
Muito bom mano!
Parabéns pelo artigo!
Opa, valeu cara, logo tem mais \o/
Muito bom texto! Com toda certeza aplicar % dos habitos ja tras uma grande diferença, e cada detalhe e muito importante mesmo. Eu comecei a ser mais produtivo quando desativei minhas notificações, e coloquei o telefone no mudo, realmente quando alguem precisa falar comigo a pessoa vai atraz de min se for muito importante. Determinei horas pra poder ver as notificações, na hora do almoço e no final do expediente naquela momento do café quandoa s coisas estao mais tranquilas no final do dia. De fato se qualificar, aplicar em pequenas tarefas do dia a dia e quando vc comecar… Read more »
Isso ai Felipe,
Obrigado pela comentário 🙂
Esse app de HIIT que recomendou, existe alguma versão similar dele para iOS?
Muito bom, sou programador inexperiente, começando agora, vou coloca-las em prática!
ótimo post! eu coloco meu headset e o volume muito baixo, pq se ficar alto minha imaginação vai longe 😀
Boaaa Edu 🙂
Excelentes dicas Leornado, já comecei a usar algumas técnica para aumentar a produtividade. Parabéns pelo artigo.
Opa e ai Gustavo,
Legal heim cara, depois conta pra gente como foi \o/
Excelentes dicas, por sinal, vi o post no Linkedn quando “não devia”, mas em fim, estou iniciando como Dev, sempre fui muito organizado com relação a máquina e ambiente, mas a dica das notificações é meu calcanhar de Aquiles, vou tentar o pomodoro pra ir me desapegando, parabéns pelo post….
As notificações são perigosas rsrs
Valeu \o/
Muy bueno
\o/
Algumas coisas já conhecia outras não é outras bem fazia ideia kk ..
Ótimo post .. vou melhorar o que está precário kk
Foco nos hábitos 🙂
Valeu Niinoo \o/
Ótimo post, parabéns
Valeu \o/
Ótimo artigo, bem completo… Mas reconheço q tenho que me adaptar a esse ritmo/técnicas q citou. Obrigado Léo ☺️👍
Olá
Gostei das dicas mesmo iniciando agora, mas pelo menos começo da forma correta.
Obrigado Léo.
Muito boas as tuas dicas Leo!
A parte de ter métricas é uma baita pegada mesmo, eu acrescentaria o classico statement do cleancode nessa lista ai sobre “escreva codigo para outros programadores” 🙂
eu falo sobre isso la no meu blog tbm se voce quiser dar uma visitada http://www.codebetter.com.br/.